Encontro do NE trata de carreiras e gestão de talentos

Na quarta-feira, 27/2, os Novos Empreendedores do Secovi-SP promoveram o tradicional encontro do grupo, que contou com a participação especial de Maria Candida Baumer Azevedo, sócia da People & Results, consultoria especializada em carreira e cultura organizacional.

A convidada ministrou a palestra Novas Tendências de Carreira e Seus Reflexos na Gestão de Talentos, na qual falou aos participantes sobre carreiras paralelas. Segundo ela, nas gerações anteriores, era comum que as pessoas ficassem a vida toda em um mesmo emprego, mas isso tem mudado. “A globalização trouxe muitos competidores internacionais, o que provocou a ocorrência de demissões. Com isso, os profissionais deixaram de ser expectadores e passaram a ser protagonistas, cuidando de suas próprias carreiras.”

Nesse novo cenário, Maria Candida contou que se tornou comum que as pessoas tenham mais de uma atividade ao mesmo tempo, o que deu início à tendência das carreiras paralelas. “Normalmente, os profissionais que procuram uma carreira paralela estão em busca de mais dinheiro, estabilidade, mais de uma fonte de aprendizado e relacionamento ou, até mesmo, iniciar um processo de mudança de área de atuação.”

No caso das empresas, a consultora disse que há três tipos de reação: proibição, indiferença e estímulo. “Para as que aceitam, as vantagens são maior atração e retenção de talentos, maior comprometimento, novas competências, satisfação interna e redução de dano humano em casos de demissão”. Mas, para isso, ela alerta que é necessário que a empresa analise se a gestão da empresa é por hora ou por resultado e implante indicadores de resultados.

Maria Candida é professora de MBA, consultora de carreira, mestre em cultura organizacional pelo COPPEAD-UFRJ, com extensão na RSM Erasmus University. Atualmente é doutoranda pela School of Management of The Netherlands e docente na Fundação Dom Cabral e no Instituto COPPEAD de Administração.

Anúncios
Esta publicação foi postada por camilaoliveira2012.
%d blogueiros gostam disto: